3 de janeiro de 2026

CRÔNICA & FÉ

 




Cada pessoa vê a vida dentro da Bíblia de acordo com seu entendimento, ou conforme a revelação do Espírito Santo, apesar de não violar a mensagem viva de Deus, talvez por isto mesmo Deus diz para amarmos a Ele com nosso entendimento, além de outros modos, como com todas as nossas forças, a alma e o coração. O coração é por ser enganador e só Ele tem acesso aos nossos pensamentos.  Quanto ao entendimento sinto ser, justa-mente, porque se enxerga com um prisma, daí a Bíblia ser um livro vivo e eficaz; o conteúdo se molda ao que cada pessoa deve acessar com a permissão do Alto. A Palavra é tão viva e eficaz que ela se adapta a cada entendimento, porque ela quer alimentar a fome individual de quem lhe busca, jamais voltará vazia. Esta pequena introdução é para adentrar o que compreendo de Jônatas conforme meu entendimento, dentro da Palavra de Deus, sem alterá-la, é claro.

Jônatas é a perfeita longanimidade! É a maior prova de que o amor de Deus pode existir dentro de um ser humano! Jônatas deu sua vida a troco de nada, nem glórias e nem poder e nem dinheiro. Apenas o que pediu para Davi em troca de sua ajuda foi que tivesse misericórdia para com sua família no futuro, pois Jônatas almejava ver Davi como rei no lugar de seu pai, após Jônatas ter comprovado que seu pai queria matar um inocente por pura inveja e loucura que o poder planta dentro de corações humanos. Note bem isto, que Jônatas somente agiu contra o pai ao ver o mal impregnado no coração de seu pai e Jônatas era um homem íntegro e leal. Jônatas servia a Deus com toda sua fidelidade e aceitava Deus ter escolhido Davi para ser o rei no lugar de seu pai. Escolheu seguir a vontade de Deus, e para isto sacrificou sua própria vida e conforto. É a vida na Bíblia que mais me fala de longanimidade, de um amor que vem de Deus, de obediência e lealdade a Deus. Servir a Deus resume-se em dar nossa vida, para que outros vivam e vivam bem melhor que nós mesmos na Terra. João Batista, Rute, como tantos outros deram suas vidas para favorecer a outros, sem pensar em qualquer recompensa, apenas por amor!

Muitas vezes desconfio de que se Jônatas não tivesse pedido a Davi para cuidar de sua família após ser rei; sua família teria sobrevivido! Explico: como fez o pedido para um homem igual a ele, talvez até, mais egoísta que ele próprio, a promessa não só não se cumpriu como também foi uma cruel morte em campo de batalha, com quase toda a sua família morta e depois ainda exposta como troféu de rua. Se tivesse pedido a Deus e não a Davi creio que eles teriam sido poupados, pois Deus achava graça em Jônatas! Afinal ele e seu pajém de armas foram poupados por parte de um exército. 1Samuel 14:13 acf. Diz: Então subiu Jônatas com os pés e com as mãos, e o seu pajém de armas atrás dele e os filisteus caíam diante de Jônatas, e o seu pajém de armas os matava atrás dele.

Prefiro acreditar, porém, que foi para que se cumprisse a profecia, por isto Jônatas deu sua vida para que a história de Davi continuasse, e não porque Jônatas confiava mais em Davi que em seu Deus; pensar assim é mais real e condizente com um homem que mostrou possuir um dos frutos do espírito tão lindo: a Longanimidade. Que é se colocar em lugar do outro, para dar sua vida pelo outro!

Uma segunda observação me vem agora: imaginem como um rei pode ser tão impotente! Davi não cumpriu a sua promessa a Jônatas; Davi não pôde impedir a morte dos familiares de Jônatas e nem mesmo impedir a crueldade da exposição de seus cadáveres. Davi deve ter sofrido por demais com sua impotência!

Que história rica em sentimentos e colocações perfeitas quanto ao limite de um simples homem e o de Deus que tudo pode fazer! A diferença gritante do poder de um homem – um rei – e o poder de Deus! Deus cumpre promessas até hoje e não falha nunca! Entregue sua vida a Deus não ao homem, dependa de Deus não do homem! Aumente sua fé dependendo de Deus! Nem Samuel sabia quem seria o rei, só foi escolhido para ungir aquele a quem Deus escolhesse e o escolhido foi o que nem imaginava que seria! Não é lindo isto, toda honra e glória somente e unicamente ao nosso Criador! E a salvação vem de Seu único filho Jesus que diz: ninguém vem ao Pai senão por mim! Eu sou o caminho, a verdade e a vida! Jesus no livro de João capítulo 14.