AMOR AOS INIMIGOS
vós, que isto ouve, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra, e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; e dá a qualquer que te pedir e ao que lhe tomar o que é teu não lho tornes a pedir. E como vos quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes faça vós, também. E se amardes aos que vos amam que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores para tornarem a receber outro tanto.
Amai, pois, a vossos inimigos e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Lucas 6:27-36 – Bíblia ACF. Imagem: iSTock/cycloneproject
MALÍCIA
DORMIDEIRA
(MIMOSA PUDICA)
É particularmente comum em locais úmidos como na planície litorânea. Uma única planta pode produzir até 700 sementes,
que germinam prontamente após a maturação, se houver condições adequadas; ou permanecem dormentes por um período de até 15 anos. Planta quando tocada apenas adormece por longos anos. Um amigo cartista em sua sabedoria comparou-a à amizade verdadeira, o que me levou a pesquisá-la. Texto e imagem: Banco Google.
F I L M E
O MILAGRE
MUCIZE
Produção: Turquia/2015 - Baseado em uma história real, este filme turco mistura drama, romance e comédia. Estes três ingredientes transformam o filme. O que parecia ser somente uma história comum de um professor criando uma escola em um vilarejo que nem existia; não fica definido. O roteiro segue outros rumos e nos mostra cenas hilárias de uma cultura distante com um final interessante.
O filme se passa na década de sessenta com rico material cultural vivido nas montanhas turcas. É um lindo filme sobre a aldeia e os seus moradores, tradições e a humildade e todos os problemas de uma cultura distante. Filme estrangeiro deixa um gosto de seres humanos com valores e perfumes muito diferentes. A Vila vive sob a vontade de Deus por oito meses (quando neva) e à mercê do governo pelo resto dos quatro meses.
Aliado a tudo isto, tem também a esposa e dois filhos que o professor irá deixar para ali trabalhar. Além de uma longa viagem de ônibus, ele ainda caminha por mais duas montanhas até o Vilarejo. Outra parte da história se volta para a amizade de Aziz - portador de distrofia muscular e nível intelectual restrito - e o professor. Imagem: Banco Google. CORREIODAPAZ. Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos.
O milagre: (Mucize) Direção: Mahsun Kirmizigül. Duração: 126 Minutos (aprox.). Imagem: https://br.freepik.com/
L I M I T E S
Quando o homem chega ao seu limite; Deus chega com seu milagre. O limite de Moisés era o mar, Deus abriu. O limite de Abraão era a morte de Isaque, Deus proveu o cordeiro. O limite de Ana era a vergonha da esterilidade, Deus lhe deu um filho. O limite de Elias era a perseguição de Jezabel, Deus o arrebatou. O limite de Cristo era a morte, Deus o ressuscitou. E você qual o seu limite? Que Deus abençoe sua vida abundantemente e aquilo que te limitava seja só um instrumento para o milagre de Deus em tua vida. Não olhe para o problema como fim, mas como a oportunidade da manifestação da glória de Deus. Texto Internet/Cildene-BSB-DF
O PESSIMISTA E O OTIMISTA
Em certa família havia irmãos gêmeos: um extremamente pessimista e outro; um otimista obstinado. O padrasto gostava muito mais do enteado pessimista e sempre provocava o otimista com situações para humilhá-lo.
Em um aniversário o padrasto deixou uma bicicleta junto à cama do pessimista e junto à cama do otimista colocou um monte de adubo orgânico.
Ao chegar da escola o pessimista vê uma bike ao lado de sua cama e inicia a lamúria: Este é meu presente. Não acredito. Vou ter que usar isto, correndo o risco de cair, machucar-me todo, sujar-me todo, quebrar uma perna, um braço, ficar em hospital. Que presente é este que só irá me causar problemas? Eu mereço e foi saindo do quarto!
O irmão chega momentos depois. Procura seu presente e logo vê um monte de estrume ao lado de sua cama! Gritou de alegria: Oba, que presentão, meu padrasto, mas para onde foi o cavalo que o Senhor me deu de presente?
Colaboração Deusimar Galvão – João Pessoa – PB
GRUPOS FAMILIARES
Ajudam familiares de alcoólicos a lidarem
com as dificuldades dessa situação.
Organização sem fins lucrativos.
Saiba mais: AL-ANON DO BRASIL
www.al-anon.org.br
PROVÉRBIOS
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.
Romanos 12:12
O amor seja não fingido. Aborrecei
o mal e apegai-vos ao bem.
Romanos 12:9
Bíblia ACF
SETE PASSOS PARA ORAR
Ø Ações de Graça: Orar, agradecendo a Deus por tudo. Desde o sacrifício de Jesus na cruz como por todos aos investidos de autoridade no país. Pelos amigos e familiares, pela salvação, alimentos, ar, saúde, vida entre tantas outras coisas que existem concedidas pelo Criador.
Ø Louvor ao Senhor: Louve a Deus por sua onipotência, onisciência e onipresença. Sua glória, poder e grandeza. Pode até cantar um hino de adoração.
Ø Arrependimento de pecados: Arrependa-se de pecados pensados, falados e de certas atitudes.
Ø Interceder por alguém: Ore por alguém que vier em sua mente. Ore por líderes espirituais e seus familiares.
Ø Confissão da Palavra: Fale se vier em sua mente versículos Bíblicos, ou seja, ore proclamando estes versículos.
Ø Declaração dos alvos pessoais: Anote e declare seus alvos com o tempo para efetivá-los.
Ø Orar em línguas estranhas: Se lhe for inerente, faça-o.
Fonte: livro Um tributo ao Espírito Santo. J. Rubens. Abril, 2003.
O céu e a terra passarão,
mas as minhas
palavras não hão de passar.
Mateus 24:35
PROVÉRBIO TURCO
QUANDO O MACHADO ENTROU NA FLORESTA, AS ÁRVORES DISSERAM:
O CABO É UM DE OS NOSSOS
Dói mais a traição de amigos! Experimentou-a Jesus, quando Judas, seu apóstolo o traiu com um beijo. A traição de um amigo se parece à lança de um soldado no peito. Quando precisamos de um favor procuramos um dos nossos; entretanto esse amigo além de não nos ajudar, coloca obstáculos maiores para não alcançarmos o nosso objetivo. Como o cabo do machado feito de lenho que irá cortar as árvores suas amigas! Jesus em Mateus 26:24 diz: Ai daquele homem por quem serei traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido. Colaboração Doni – Mococa – SP – Imagem: iStock/DekiArt