3 de abril de 2024

CORREIODAPAZ Nº 55

AMOR AOS INIMIGOS

 



vós, que isto ouve, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra, e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; e dá a qualquer que te pedir e ao que lhe tomar o que é teu não lho tornes a pedir. E como vos quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes faça vós, também. E se amardes aos que vos amam que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis?  Também os pecadores emprestam aos pecadores para tornarem a receber outro tanto.

Amai, pois, a vossos inimigos e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Lucas 6:27-36 – Bíblia ACF. Imagem: iSTock/cycloneproject

 

MALÍCIA

DORMIDEIRA (MIMOSA PUDICA)


É particularmente comum em locais úmidos como na planície litorânea. Uma única planta pode produzir até 700 sementes,

que germinam prontamente após a maturação, se houver condições adequadas; ou permanecem dormentes por um período de até 15 anos. Planta quando tocada apenas adormece por longos anos. Um amigo cartista em sua sabedoria comparou-a à amizade verdadeira, o que me levou a pesquisá-la. Texto e imagem: Banco Google.

 


                  F  I  L  M  E



 

           O MILAGRE

 

              MUCIZE

 

Produção: Turquia/2015 - Baseado em uma história real, este filme turco mistura drama, romance e comédia. Estes três ingredientes transformam o filme. O que parecia ser somente uma história comum de um professor criando uma escola em um vilarejo que nem existia; não fica definido. O roteiro segue outros rumos e nos mostra cenas hilárias de uma cultura distante com um final interessante.

O filme se passa na década de sessenta com rico material cultural vivido nas montanhas turcas. É um lindo filme sobre a aldeia e os seus moradores, tradições e a humildade e todos os problemas de uma cultura distante. Filme estrangeiro deixa um gosto de seres humanos com valores e perfumes muito diferentes. A Vila vive sob a vontade de Deus por oito meses (quando neva) e à mercê do governo pelo resto dos quatro meses.

Aliado a tudo isto, tem também a esposa e dois filhos que o professor irá deixar para ali trabalhar. Além de uma longa viagem de ônibus, ele ainda caminha por mais duas montanhas até o Vilarejo. Outra parte da história se volta para a amizade de Aziz - portador de distrofia muscular e nível intelectual restrito - e o professor. Imagem: Banco Google. CORREIODAPAZ.  Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos.

O milagre: (Mucize)     Direção: Mahsun Kirmizigül.    Duração: 126 Minutos (aprox.).  Imagem: https://br.freepik.com/




 

L I M I T E S

 

Quando o homem chega ao seu limite; Deus chega com seu milagre. O limite de Moisés era o mar, Deus abriu. O limite de Abraão era a morte de Isaque, Deus proveu o cordeiro. O limite de Ana era a vergonha da esterilidade, Deus lhe deu um filho. O limite de Elias era a perseguição de Jezabel, Deus o arrebatou. O limite de Cristo era a morte, Deus o ressuscitou. E você qual o seu limite? Que Deus abençoe sua vida abundantemente e aquilo que te limitava seja só um instrumento para o milagre de Deus em tua vida. Não olhe para o problema como fim, mas como a oportunidade da manifestação da glória de Deus. Texto Internet/Cildene-BSB-DF

 

O PESSIMISTA E O OTIMISTA

 

Em certa família havia irmãos gêmeos: um extremamente pessimista e outro; um otimista obstinado. O padrasto gostava muito mais do enteado pessimista e sempre provocava o otimista com situações para humilhá-lo.

Em um aniversário o padrasto deixou uma bicicleta junto à cama do pessimista e junto à cama do otimista colocou um monte de adubo orgânico.

Ao chegar da escola o pessimista vê uma bike ao lado de sua cama e inicia a lamúria: Este é meu presente. Não acredito. Vou ter que usar isto, correndo o risco de cair, machucar-me todo, sujar-me todo, quebrar uma perna, um braço, ficar em hospital. Que presente é este que só irá me causar problemas? Eu mereço e foi saindo do quarto!

O irmão chega momentos depois. Procura seu presente e logo vê um monte de estrume ao lado de sua cama! Gritou de alegria: Oba, que presentão, meu padrasto, mas para onde foi o cavalo que o Senhor me deu de presente?

Colaboração Deusimar Galvão – João Pessoa – PB

 

GRUPOS FAMILIARES

 

Ajudam familiares de alcoólicos a lidarem

com as dificuldades dessa situação.

Organização sem fins lucrativos.

Saiba mais: AL-ANON DO BRASIL

www.al-anon.org.br

 

PROVÉRBIOS

 

 

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.

Romanos 12:12

 

 

O amor seja não fingido. Aborrecei

o mal e apegai-vos ao bem.

Romanos 12:9

Bíblia ACF

 

SETE PASSOS PARA ORAR

 

Ø Ações de Graça: Orar, agradecendo a Deus por tudo. Desde o sacrifício de Jesus na cruz como por todos aos investidos de autoridade no país.  Pelos amigos e familiares, pela salvação, alimentos, ar, saúde, vida entre tantas outras coisas que existem concedidas pelo Criador.

Ø Louvor ao Senhor: Louve a Deus por sua onipotência, onisciência e onipresença. Sua glória, poder e grandeza. Pode até cantar um hino de adoração.

Ø Arrependimento de pecados: Arrependa-se de pecados pensados, falados e de certas atitudes.

Ø Interceder por alguém: Ore por alguém que vier em sua mente. Ore por líderes espirituais e seus familiares.

Ø Confissão da Palavra: Fale se vier em sua mente versículos Bíblicos, ou seja, ore proclamando estes versículos.

Ø Declaração dos alvos pessoais: Anote e declare seus alvos com o tempo para efetivá-los.

Ø Orar em línguas estranhas: Se lhe for inerente, faça-o.    

                Fonte: livro Um tributo ao Espírito Santo. J. Rubens. Abril, 2003.


 



 O céu e a terra passarão,

mas as minhas

  palavras não hão de passar.

Mateus 24:35


  

PROVÉRBIO TURCO

 

QUANDO O MACHADO ENTROU NA FLORESTA, AS ÁRVORES DISSERAM:

O CABO É UM DE OS NOSSOS

 

Dói mais a traição de amigos! Experimentou-a Jesus, quando Judas, seu apóstolo o traiu com um beijo. A traição de um amigo se parece à lança de um soldado no peito. Quando precisamos de um favor procuramos um dos nossos; entretanto esse amigo além de não nos ajudar, coloca obstáculos maiores para não alcançarmos o nosso objetivo. Como o cabo do machado feito de lenho que irá cortar as árvores suas amigas! Jesus em Mateus 26:24 diz: Ai daquele homem por quem serei traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido.  Colaboração Doni – Mococa – SP – Imagem: iStock/DekiArt