18 de agosto de 2023

CORREIODAPAZ Nº51

                       



                         

UMA VIZINHA CRIATIVA

Havia uma vizinha extremamente criativa em várias áreas, enquanto eu vivia com meus poucos talentos. Ela tinha uma criatividade grande com sua casa, vivia arrumando, mudando, decorando e tinha plantações maravilhosas. Ela me convidou, um dia, para aprender a bordar, costurar, entretanto eu detestava tudo isto; mas tentei e claro, não deu em nada. Sentia que deveria ser como ela. Ela resolveu me ensinar a plantar tomates. Então eu e o meu marido fomos plantar tomate. E esperávamos por lindos e grandes tomates e até comprei potes para conservas. E nem sei o porquê fiz tudo isto, para mim compraria latas de tomates e pronto, seria tão mais fácil, mas achava que tinha que ser como a vizinha. Até que, um dia, vimos nossos maravilhosos, vermelhinhos e grandes tomates, então fizemos planos de colhê-los no dia seguinte e preparar tudo. Na manhã seguinte a surpresa: os tomates estavam cheios de insetos pretos que comiam nossos tomates. Corri ao telefone e liguei para a vizinha falando do terrível episódio com os insetos e ela ficou surpresa, pois acabara de olhar os seus e eles estavam normais. Não entendi nada, pois até orava por meus tomates, acreditava que teria minhas conservas. Perguntei a Deus por quê? Por que os meus tomates estão cheios de insetos e os dela não? Deus me respondeu: Eu nunca te chamei para plantar tomates, por isto não tenho a obrigação de olhar seus tomates. Não há nada mais frustrante que ficar procurando ser e fazer o que os outros fazem. A comparação é que furta a alegria. Deus chamou cada um conforme a sua vocação. Cada um fique na vocação em que foi chamado. 1 Coríntios 7:6. Portanto, procurai com zelo os melhores dons e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. 1 Coríntios 12:31. Por Joyce Meyer. Adaptado vídeo da Internet.


COMPARAÇÃO FURTA A ALEGRIA

Algumas pessoas têm tantos dons. Quando me comparo a elas, sempre me saio mal. Minha amiga tem muito mais facilidade de estudar do que eu. Meu amigo não tem problemas para se relacionar com os outros. E eu tenho tanta dificuldade de me abrir e de ir atrás daquilo que quero! Quando digo alguma coisa, tenho sempre a impressão de que não é muito inteligente e também não gosto de minha aparência. Espírito Santo, tu nos dás os teus frutos, mesmo a mim, deste-me tantas capacidades, mas muitas vezes não percebo os dons que recebi  e prefiro me comparar com os outros. Peço que me faças aceitar com gratidão os dons concedidos a mim. Estejas presente nesses dons, para que possam dar fruto a mim e aos outros. Dá-me a confiança de que as capacidades com as quais me dotaste sejam suficientes para minha vida. Uma vida que combina comigo e que faz desabrochar minha riqueza interior. Dá-me o dom da gratidão, para que seja capaz de aprimorar, agradecido, o que me foi concedido. Não encontrado o autor. Adaptado.


FERIDOS MACHUCAM

                                 Colaboração Gabriela Sola – São Carlos – SP

                           

Não responda ao ódio. Não deseje o mal, nunca. Independente das circunstâncias. Aqueles que te causaram dor carregam dor dentro deles. Então ao invés de desejar que a dor volte para quem a causou, deseje cura e libere o perdão. Porque pessoas que machucam são pessoas feridas. Ninguém dá o que não tem. A boca fala o que transborda do coração. Os fins não justificam os meios eu sei, mas de nada adianta falar em compaixão, amor e empatia se não pudermos entender isso. Pessoas que machucam são pessoas machucadas. Pessoas que desejam cura são pessoas curadas. Pessoas que amam e desejam amor a todas as pessoas são pessoas que se sentem amadas. Não é uma questão de permitir que nos maltratem, não; mas é sobre o tipo de pessoa que podemos ser independente de quem seja o outro.

Tem hora que a verdadeira vocação fala mais alto. Gostar daquilo que se faz é preciso, mas fazer o que se ama é fundamental, é sensacional. Chega um momento em que temos que tudo largar e ouvir o coração batendo por algo. E ele vai bater bem mais forte. Cedo ou tarde seu dom chamará e cabe a você jogar tudo para o ar e tentar se realizar no seu dom, ou então fingirá não ouvir o chamado. Em que fase você está? Naquela que finge não escutar? Cuidado para não esperar demais e seu dom deixar de chamar. Uma hora não vai chamar mais, quando você desistir e o guardar em algum lugar. Ele? Ele vai continuar em silêncio esperando que um dia, você realize seu chamado. Adaptado.  


      TRINTA DIAS NO CAMINHO PARA A ETERNIDADE

DIA 21

O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ 

SE ENVOLVE COM PROBLEMAS

Você faz alguma coisa e instantaneamente percebe que não estava correto. O Senhor o faz ver que ficou insuficiente para satisfazê-Lo e você sabe que Ele não se agrada com o que você fez. Mas o inimigo o leva mais adiante. Ele lhe grita no ouvido: “Desista! Olhe só o que você fez. Você não pode ser um Cristão vitorioso. É melhor que você pare agora mesmo!” Não o ouça! Lembre-se que o inimigo está pronto para te levar para o inferno. Se ele pode fazê-lo parar de tentar seguir em frente por causa de alguma coisa que você fez e que não deveria ter feito, então ele teve uma grande vitória. No entanto, o Senhor quer que você vá para o Céu. Ele é um Deus misericordioso e Ele trata com cada um de nós individualmente. Ele olha nosso coração e vê se seus motivos são corretos. Ele sabe se você tem um propósito honesto em servi-Lo. Ele também conhece quando você está se esforçando ao máximo e Ele lhe avisará se não o estiver fazendo. É importante ir diante do Senhor com um coração honesto e pedir a Ele que o perdoe. Diga-Lhe que você quer estar seguro de que o seu relacionamento com Ele está em ordem. Já que somos filhos de Deus e, como nosso Pai, Ele irá nos corrigir e castigar. Esforce-se para ser sensível aos sinais que indicarem que você O entristeceu. Então seja rápido em prestar atenção à Sua correção e peça por Sua ajuda para agir melhor da próxima vez. Ele é um Pai paciente e se alegra por cada vitória que alcançamos. 

Fonte: Apostolic Faith Church- Oregon /USA)  Colaboração Wanderley Fonseca – D de Caxias – RJ


           CHORAR PRA DEUS

                                       

Quando erramos sem querer, o coração chora, o coração fica triste, fica tentando aprender a não errar mais. O que achamos que é errado para nós, pois para Deus tudo é visto diferente, tudo é entendido conforme a vida de cada um, para que haja a justiça de Deus. Bem sei que havendo o que for, pode acontecer o que for; aquele que foi chamado por Deus não consegue viver sem ser exclusivo para Deus. Não sabe mais viver sem adorá-Lo. Buscamos a companhia do Consolador que Jesus aqui deixou quando foi para o Pai. Ficamos como que peregrinos com muitas saudades do lar perfeito, que por  seu infinito amor nos deu o Filho, providenciando um Consolador para nos cuidar em sua ausência da Terra, nós os ignorantes de nosso futuro, ignorantes de nosso princípio e fim. Quem pode saber o que nos acontecerá no decorrer de um dia? De uma noite? De uma viagem? Quem pode dizer pegue aquele peixe e retire uma moeda de sua boca? Ele que viu quando a moeda caiu e sabe seu valor e onde está. Ele viu qual peixe engoliu a moeda. Ele viu quem perdeu a moeda. Ele viu onde estava este peixe. Ele vê passado, presente e futuro, por isto é Justo. Sorrio de felicidade por ser amiga fiel de um ser tão supremo e tão cuidadoso e detalhista. Tão poderoso!

Quem foi chamado pelo Pai Criador de todos nós, conhece seu valor e sabe que o temor do Senhor é sabedoria e apartar-se do mal é inteligência. Podemos andar por vários rumos, atalhos, caminhos, lugares, mas dentro de nós só há uma direção: Deus!  Temos que amar a Deus com todas as forças, com todo entendimento, com toda a nossa alma com todo o nosso coração. É o primeiro mandamento. Marcos 12:30. Este coração que somente Deus conhece e assim, só Ele pode compreender, entender cada ser humano. Conhecer nosso coração é ser justo, é ver tudo que somos na íntegra sem nada encoberto. Você está com o coração digno de Deus olhar? Nada, absolutamente nada é oculto para Ele. Ao nos lembrarmos disto, saberemos sempre o que devemos fazer e teremos vergonha de praticar o que lhe desagrada e nos arrependeremos e não voltaremos mais ao vômito; pois cometer o mesmo erro é como voltar ao vômito e comê-lo. Vá e não peques mais. João 8:11. Davi no Salmo 51 mostra todo o seu arrependimento. Adaptado. CORREIODAPAZ. 


PRECE ÁRABE

Meu Deus não consinta que eu seja um carrasco que degole ovelhas, nem uma ovelha nas mãos de carrascos. Ajuda-me a dizer a verdade na presença dos fortes e me abster de inventar mentiras para ser popular entre fracos. Se me deres a força, não me tires a compaixão. Não me deixes ser atingido pela embriaguez, quando bem-sucedido, nem pelo desespero, quando derrotado. Meu Deus me faz sentir que o perdão é uma manifestação de força e a vingança uma prova de fraqueza. E quando me ferir a ingratidão e a incompreensão dos meus semelhantes; cria em minha alma bastante força e virtude para desculpar e perdoar. Se eu te esquecer Senhor, não te esqueças de mim. Autor desconhecido. Adaptado.


GRATIDÃO PELO ALIMENTO

                                    Colaboração Sérgio Uéki – Araucária – PR

                                                            

Os espinhos nas mãos, as chuvas, o sol, os animais, a seca, as enchentes. Descobri que inúmeros são os obstáculos para se plantar e colher os alimentos ouvindo histórias de agricultura familiar. Um grande amigo me fez ter mais gratidão pelos alimentos de minha vida vegetariana. Este curto texto é o mínimo, mediante o que já ouvi sobre plantação e colheita por este amigo tão zeloso, tão cheio de técnicas naturais de preservação, tão terra, tão pomar, tão agricultor. Então vamos ouvir um pouco: a safra das peras foi boa. Quase ficamos sem recursos, mas já compramos os insumos para a próxima safra. Temos os gatos para espantar os pássaros de nossas frutas. Plantamos quatro mudas de kiwi amarelo, que é mais doce, trouxe de um produtor e fiz enxerto em novos pés. Demorou quatro anos para ficar pronta a muda. Falta enxertar os polinizadores, ou seja, a flor masculina; mesmo assim dá muito abortamento das flores, vai depender muito das condições climáticas. Espero que seja um ano bom, apesar da produção ser menor, pois dificilmente temos dois anos de boa safra, mas se houver será muito gratificante e muito trabalho teremos pela frente. A goiaba no inverno tem que cobrir, mesmo assim a geada queima os frutos. Este ano os pássaros comeram bastantes cáquis, nem deu para comer, somente três pés que estavam com telas ficaram protegidos, mas à noite, um gambá atacou o pomar. Eles são muitos, a cada cria são oito gambás a mais, então todo ano temos gambás no pomar. Não há mais predadores para eles. O homem destrói matas demais e assim existe este desequilíbrio na cadeia alimentar dos animais.


Aguardem novos textos de nosso amigo agricultor, que com muito carinho e persistência cuida de suas produções e sempre cheio de esperanças de colocar no mercado produtos de qualidade. Creio ser de grande importância divulgar estes textos, para que possamos valorizar cada vez mais o alimento que nos chega. Apreciemos cada fruto e meditemos em todo o processo até o consumo final.

PÉROLAS



Das mãos do Pai temos flores e perfumes, Ele joga na Terra para quem quiser. Plante você também, amor por onde for. Sorrir é prestar serviço aos céus, lançar boas palavras é perfumar a Terra, já vem o tempo de se colher. O que plantou para colher? Tudo sem Deus morre.

Eterna luz brilha atrás dos sóis, têm moradas nos céus, até Jesus foi pra lá. Atravessar a terra é atravessar o deserto, mas Ele te criou para te esperar do outro lado dos céus, e lá em um lugar assaz distante daqui, tudo terá sentido perante tudo que se viveu aqui.

Extraído de cartas. Adaptado. CORREIODAPAZ