10 de outubro de 2018

CORREIODAPAZ 34



 
C A R T A S


A carta é um ato de amor, dedicação, paz, reflexão e pausa. Principalmente pausa! É a paz! O sossego do corpo e a quietude da alma. Sensação de poder dar algo de bom a alguém. Oferecer algo precioso: nosso tempo! E um tempo especial, pois neste tempo, estamos conectados com o alto, sem querer nada em troca. É uma atitude espontânea e sem intervenção de nenhuns poderes terrenos. É gratuito e feliz! Por isto, receba, hoje, a ausência de assuntos, mas o conteúdo que fala mais que quaisquer assuntos: a espontânea vontade de lhe entregar em suas mãos meu tempo, meu carinho, minha paz, minha dedicação e todas as minhas etapas, com amor ágape, de criar e enviar uma carta. Postá-la e aguardar na fé em Deus, que lhe seja entregue, cheia de sentimentos elevados!          
Rosangela de Carvalho em Pedaços de cartas.


Hoje os carteiros já não são como os de antigamente. Eram mensageiros, e às vezes até partícipes de nossas alegrias e tristezas. Lembro-me ainda, e com tanta clareza, quando seu Nélson, um idoso com cara de bom velhinho ao chegar ao portão de minha casa, enunciando com um largo sorriso: Carta, seu Waldinho! Nunca o ouvi reclamar. Dizia que era respeitado por seu trabalho e estimado pelos destinatários. Gosto de andar e de entregar cartas; dizia com um sorriso meigo e sincero.
Infelizmente a desumanização imposta pela tecnologia transformará carteiros em entregadores de correspondências comerciais e outros panfletos. Além do mais, quase sempre quem as recebe é o porteiro do prédio que as irá repassar.  Mesmo que não haja o romantismo de outrora há sempre o respeito de sempre. Quem se recorda do carteiro de Neruda? Ou da imortal: Quando o carteiro chegou/e o meu nome gritou/com uma carta na mão? Agora não mais, somente as contas de energia, de operadoras, cartões e as multas de radares à espreita. Hoje a frigidez do virtual fez surgir os carteiros sem cartas e se o ECT se esquecer de alguém não será sua culpa.  
                                Oswaldo Jurema em Carteiros sem cartas. Adaptado.


Há gente que nunca recebeu uma carta - acho uma pena - é lindo. É um suspense. Carta está lacrada, precisa abrir sem rasgar o conteúdo, traz aquela sensação do destinatário ser especial, exclusivo de alguém. Como não tem assunto como o e-mail, reforça a curiosidade e a nossa importância de fazer segredo. Além disso, a carta é quando dedicamos o nosso tempo a alguém. Não há maior declaração de amor do que perder tempo para uma pessoa. É escrever várias vezes até não errar mais, jogar rascunhos fora, definir a melhor frase, caprichar na letra, comprar envelope, ir ao correio, selar a correspondência, procurar o CEP. [...] Tenho pena de quem nunca mandou uma carta. Não viveu aquela ansiedade feliz de esperar para descobrir se a pessoa gostou daquilo que foi escrito. Este intervalo é fundamental para imaginar o outro, sonhar com o outro, amar o outro.                                                 
Carpinejar em No tempo das cartas. Adaptado.




O QUE VOCÊ PENSA SOBRE AS



CARTAS?



ENVIEM-NOS SEU TEXTO PARA



PUBLICARMOS!







QUER RECEBER UMA CARTA BEM ESPECIAL?  
ESCREVA PARA ROSANGELA 
CAIXA POSTAL 5366  - TAGUATINGA CENTRO - BRASÍLIA - DF 
72010-971



                  

                                                           F I L M E  




  

AS HISTÓRIAS DE 



JONATHAN SPERRY


Este filme é um dos melhores para mostrar a um adulto o seu papel mediante intermediação da educação de uma criança e o seu lugar no mundo. A criança é o início de tudo. Com um elenco infantil, este filme mostra, claramente, o que uma pessoa adulta pode fazer com as vidas em desenvolvimento. Ao assistir este filme pensei: Quantas crianças necessitam de um Jonathan Sperry. Quantos adultos precisam de um Jonathan Sperry? Quantos túmulos buscaram por um Jonathan Sperry? O que esperamos para dar uma atenção mais especial para as crianças? Para dar nosso tempo maior! Nosso Amor!
Até quando um delegado, ou um pai de família irá ignorar pequenos delitos de uma criança e se preocupar com os grandes crimes quando adultos? Não seria melhor ter evitado este adulto de chegar aos mais hediondos crimes? Por que se importar tanto com adultos, quando todos iniciaram suas práticas em pequenos delitos na infância e chegaram aos grandes tão somente por não haver correções desde o início? Quantos adultos iremos esperar crescer para explicar e tentar educá-los no que se podia ter feito desde criança?
Quanto a seguir o caminho certo é simplesmente escolher entre o bem e o mal. O amor ou ódio. O egoísmo ou se doar ao outro. Se toda criança achasse um Jonathan Sperry o mundo teria menos adultos desequilibrados, desajustados e a/imorais. O mundo teria famílias unidas, famílias saudáveis. O mundo teria gerações e mais gerações de pessoas como Jonathan Sperry.
Adulto ou criança este filme incentiva às mudanças de atitudes para o melhor do mundo em que vivemos. Parem e olhem o mundo em que vivemos. Precisamos construir muitos
Jonathan Sperry em cada família, em cada sala de aula, em cada órgão, cada departamento que cuide direta ou indiretamente da educação inicial das crianças. Ontem em um "talkshow" ouvi algo mais ou menos assim: um pai disse que criaria com amigos e vizinhos uma escola para seus filhos, pois não colocariam seus filhos em rede atuais de escolas e seus modelos de aprendizagem. Algo está muito errado. Não é mesmo?




DEUS ME AJUDOU


NO TEMPO 


DE MINHA AFLIÇÃO

   
Colaboração Maria Leila – Fortaleza - CE

Uma das palavras mais atuais é estresse, termo que os antigos não conheceram, mesmo passando tantas aflições e problemas. É sempre preciso lembrar que nem aflição e nem estresse; nenhuma palavra pode abalar a certeza de que Deus está pronto a nos ajudar, quando a vida exige mais do que podemos dar.  Gênesis 35:3


Colaboração Iraci Cândida - SP

Que em cada olhar Jesus seja seus olhos; em cada sorriso ou palavra Ele seja seus  lábios; em cada respirar Ele seja seu oxigênio; em cada passo seja seus pés. Ele está sempre com  você? E você, está com Ele?

      


CORREIODAPAZQUERSABER

ENTREVISTADO: Antero Fabrício Barcellos


1-Troca cartas com qual finalidade?
        Com a finalidade de ter novos amigos, trocar idéias, intercâmbio cultural com outros estados e compartilhar minha vida com os semelhantes do bem. Gosto de escrever cartas por que as cartas são terapia e é uma maneira muito pessoal de se comunicar com outras pessoas. Nas cartas manuscritas é que colocamos toda a nossa emoção e a nossa característica para nos comunicar; o que nenhuma tecnologia poderia substituir.

2- Coleciona algo?
         Gosto de poesias, mensagens que transmitam lições de vida, pensamentos e textos religiosos que transmitam paz e harmonia.

3- Qual conteúdo mais lhe agrada?
         O que mais me agrada são a filosofia de vida das pessoas, a grandeza dos sentimentos e o aprendizado de vida que conquistamos, porque "a vida" é um aprendizado constante.

4- Quanto tempo está no universo das correspondências?
         Desde 2003, e agora que estou aposentado disponho de mais tempo para dividir com meus amigos e com meus semelhantes em geral.

5- Escreve em qualquer lugar?
         Escrevo na minha escrivaninha onde coloco todo o material de correspondência.

6- Quem é você? Poderia se descrever em poucas linhas?
            Sou um cara simples, amante da vida, da liberdade. Gosto de tudo que é útil e que a vida me oferece; inclusive o privilégio de dividir meu dia-a-dia com as pessoas. Oferecer tudo de bom que tenho e aprender coisas boas e gratificantes com quem me relaciono. Sou honesto, franco e amo viver.



TRINTA DIAS NO CAMINHO PARA A ETERNIDADE

DIA NOVE – MANTENHA-SE ALERTA COM O CAMINHÃO DO LIXO!


Ao olhar pela janela e ver que um caminhão de lixo está por deixar sua carga em seu jardim; você sairia correndo para tentar impedir tal ato. Satanás tem toneladas de lixo nos quais ele quer te enterrar. Se ele perceber que você aceita uma carga, ele sabe que já ganhou um ponto de apoio em sua vida. Já que sua meta é total destruição, você tem que fazer grandes esforços para evitar que o caminhão dele se aproxime. De que é que estamos falando? Seus olhos, ouvidos e pensamentos são alvos de satanás. Ele o tentará diariamente a olhar ou ler coisas que não estão de acordo com sua santidade. Ele tentará colocar música ou conversações no seu ouvido que o afastem de Deus e o aproximem do mundo. Ele tentará direcionar seus pensamentos para qualquer tipo de assunto que ele sabe que entristece o Espírito Santo e satisfaz a carne. Então determine que você não será manchado pelo lixo do diabo. E se você tiver alguma dúvida se algo é lixo ou não, não se arrisque; afaste-se dele. Ore para que você tenha discernimento do que é bom e do que é prejudicial. Esteja atento, pois é muito fácil andar despercebido de pouca sujeira e antes que você perceba já estará pegando mais e mais. Trace uma linha de santidade para sua vida e se mantenha nela.           
Fonte: Apostolic Faith Church- Oregon /USA)  
Colaboração Wanderley Fonseca – D de Caxias - RJ