11 de novembro de 2023

CORREIODAPAZ Nº 53

 MOEDA MILAGROSA

A história de uma moeda encontrada na boca de um peixe por Pedro e a pedido de Jesus, para pagar os impostos que se cobravam na época, narrada em uma sala de aula, levou Marcos a ficar pensativo em todos os problemas financeiros vividos em sua casa por sua mãe.

Indo para sua casa, não deu outra, após muito pensar, foi atrás de algum serviço e com o dinheiro conseguido foi direto comprar um peixe. Sabia onde encontrar a grande moeda que resolveria os problemas de sua mãe, porém viu que um grande peixe era caro demais. Pensou até achar a solução, comprando apenas a cabeça do peixe, assim seu dinheiro seria suficiente.

Saiu correndo com total alegria e a certeza de resolver todos os problemas de sua mãe. Colocou a cabeça do peixe embalada em um jornal sobre a mesa da cozinha e foi contar para sua mãe a história que ouvira sobre Jesus. A mãe após todos os detalhes ouvir, teve que suportar a decepção do filho por não haver moeda na boca do peixe, entretanto quando a mãe foi jogar fora o jornal, com grande surpresa, notou seu nome no jornal e a sua convocação por um advogado para o dia seguinte. No outro dia, mãe e filho foram ao escritório do advogado e lá receberam uma notícia maravilhosa: sua mãe tinha direito a uma herança deixada por um parente. Que felicidade dos dois! O socorro veio de forma diferente, mas com certeza a cabeça de peixe, comprada pelo filho, teve sua grande contribuição.

Nem sempre Deus responderá nossos pedidos como esperamos, suas estratégias são sempre inesperadas e muitas vezes inéditas, extraordinárias; mas sempre serão felizes momentos compartilhados e inesquecíveis; venturosos são aqueles que nele confiam. Esta história da moeda na boca do peixe nos faz ver bem além das ideias humanas: Vejam bem! Jesus sabia qual peixe tinha a moeda, qual o valor da moeda, e mais amigos; Jesus sabia a hora que o peixe engoliu a moeda; mais ainda, Jesus sabia como a pessoa perderia a moeda; Jesus sabia quem era a pessoa que perdeu a moeda, sabia onde deveria deixar cair a moeda, para que o peixe a pegasse. Jesus é plano de Deus, portanto acredite: Deus é onisciente, onipotente e onipresente, este negócio de se dizer que Deus está neste lugar é redundância. Amigos, Deus é constante no tempo/espaço; porque tudo criou. Ele está perto de todos, mas nem todos buscam estar perto de Deus; muitos até se afastam, por suas pequenas e pessoais tribulações se comparadas às tribulações que o Filho passou para nos salvar. Não fosse Jesus a humanidade já teria sumido como Sodoma e Gomorra e tantos outros lugares. Não demore, Ele sempre estará de braços abertos esperando por você para declarar seu amor exclusivo por Ele. Ele quer ser adorado, não questionado. Adaptado.             Colaboração: Gilberto P. da Silva – Praia Grande – SP

  


A beleza desta vida,

talvez, não esteja,

exatamente, na natureza,

mas sim no modo de olhar,

ver, sentir, saber apreciar;

além da visão material:

a essência, o perfume,

a poesia, a inteligência

de quem tudo criou.

Colaboração: Francisco M de Paiva

 Pouso Alegra – MG

 


GRATIDÃO PELO ALIMENTO 3



Este ano vou cultivar abóbora cabotiá em consórcio com umas fileiras de milho, para fazer sombra durante o verão, nesse último verão o sol queimou as abóboras cabotiá - maravilhosas se assadas com casca - porém a abóbora moranga que plantei para ser polinizada não queimou nada, e ainda tem abóbora moranga da safra passada que somente as sementes serão úteis.

Da última vez eu perdi um bom tanto de milho pipoca, dessa vez eu mudei o local e plantei o triplo ou mais, no caso do javali encontrar a plantação, assim sobrará mais, como esse bicho é arisco e muito difícil de caçar, coloquei cerca em parte da horta. O meu feijão também está cercadinho, devido às lebres que comem folhas.

Conviver com animais tem que ter certa dose de paciência: os pássaros eu procuro não matar, e ainda tem uns que mesmo com telas protegendo, como no caso dos morangos, eles ficam tentando levantar a tela onde não há peso e até conseguem; pois com o tempo vão se evoluindo. Os que trazem menos danos são as pombas, que alimento com milho e os canários com terra e alpiste; há um local que sempre deixo alimentos.

Agradecemos e admiramos o trabalho cuidadoso e diversificado e adaptável para cada plantação; acreditamos que temos que agradecer bem mais pelo alimento que chega as nossas casas, após conhecer etapas e métodos de plantio de uma jornada da agricultura familiar. Parabéns, amigo! Obrigada pelo seu amor e o seu cuidado dedicados a produzirem nossos alimentos! Adaptado.           Por Sérgio – Araucária – PR

 

 AÇÕES SALVADORAS

 

UM – SILÊNCIO: dedique um tempo a orar/meditar;

DOIS – AFIRMAÇÃO: ajuda a reprogramar o cérebro para superar inseguranças;

TRÊS – VISUALIZAÇÃO: para que não perca o foco;

QUATRO – EXERCÍCIO: saia do sedentarismo;

CINCO – LER: aumenta o conhecimento;

SEIS – ESCREVER: ajuda a organizar as ideias. Adaptado.

 

MÚSICO APRENDIZ

 

                                                                            Colaboração: Antônio Carlos R. Nogueira.- ES

Como é importante não nos deixarmos absolver pela banalidade de um dia desafinado e triste, e sim em estarmos sempre deslumbrados pela música afinada dessa existência mágica e colorida, desejada e moldada por Deus e colocada em nossas mãos pelos nossos pais, para ser acompanhada em “adágios serenos” ou “allegros vibrantes” ao compasso de notas equilibristas na pauta dos acontecimentos.Está em nossas mãos apresentar uma melodia que espalhe sementes que possam florir na sonoridade do bem por lugares e pessoas por onde ecoar. Eu vou fazer a minha parte e espero que você faça a sua também. Confio em sua imaginação, inspiração e sensibilidade de músico aprendiz. Adaptado.

 

 

JARAGUÁ DO SUL



As praças são o melhor de minha cidade; temos cinco praças muito bonitas. Temos duas vias verdes, onde o povo faz caminhadas ou apenas passeiam. Dois shoppings. Tem também o Parque Florestal para lindas e saudáveis caminhadas ou andar de bike, com quadras para esportes, salão de festas e dois restaurantes. O Morro da Antena com acesso para carros e caminhando a distância é apenas de um quilômetro. Tem também uma arena para shows e jogos. Adaptado.                                       Por Rita C. D. – SC Imagem: caminhoeviagens.

 

MOCOCA



Terra dos antigos casarões e suas arquiteturas ricas e imponentes, construídos por Barões de Café. Estas construções marcam a história de Mococa como herança de seu rico passado. Sua história e economia foram  reescritas com a produção de laticínios. Terra que produz o leite condensado Mococa e terra de seu falecido humorista: Rogério Cardoso. Terra das palmeiras imperiais. Adaptado. Doni – SP magem: Google


BELO HORIZONTE



Temos em BH além de nossos bares e nossa deliciosa comida, nossos botecos têm torresmo, tem mandioca, tem canjiquinha, tem carne de panela e por aí vai. E como dizemos, já que Minas não têm mar, eu vou pro bar. Tem o Mercado Central e seus queijos melhores do mundo. E temos um circuíto de museus bem legal, na Praça da Liberdade. Além da Praça ser linda os museus são encantadores, capitaneados pelo Centro Cultural do Banco do Brasil que sempre tem uma exposição maravilhosa. E ao redor de BH temos cidades históricas e o Inhotim, nossa pérola, o maior museu de arte moderna ao ar livre: maravilhoso e imperdível.   Por Leila G. – MG Imagem: Google

 

DOIS CAVALOS

Na estrada de minha casa há um pasto. Dois cavalos vivem lá. De longe, parecem cavalos como os outros cavalos, mas, quando se olha bem, percebe-se que, um deles é cego. Contudo, o dono não se desfez dele e arrumou-lhe um amigo: Um cavalo mais jovem. Isso já é de se admirar. Se você ficar observando, ouvirá um sino. Procurando de onde vem o som, você verá que há um pequeno sino no pescoço do cavalo mais jovem.

Assim, o cavalo cego sabe onde está seu companheiro e vai até ele. Ambos passam os dias comendo e no final do dia o cavalo cego segue o companheiro até o estábulo. E você percebe que o cavalo com o sino está sempre olhando se o outro o acompanha, e às vezes, espera o outro alcançá-lo. E o cavalo cego se guia pelo som do sino, confiante que o outro o está levando para o caminho certo.

Como o dono desses dois cavalos, Deus não se desfaz de nós só porque não somos perfeitos, ou porque temos problemas ou desafios. Ele cuida de nós e faz com que outras pessoas venham em nosso auxílio, quando precisamos.

Algumas vezes somos o cavalo cego guiado pelo som do sino daqueles que Deus coloca em nossas vidas. Outras vezes, somos o cavalo que guia, ajudando outros a encontrarem o seu caminho. Assim são os bons amigos: Você não precisa vê-los, mas eles estão lá. Adaptado.                                                                                            Colaboração Leslie Tesch – SC

 

PLANO DE SALVAÇÃO

Todos pecaram e necessitam da glória de Deus. O que deseja após a morte? Um homem rico perguntou para Jesus o que precisava fazer para ter a vida eterna. Quando Jesus lhe falou dos mandamentos, este disse que cumpria todos; então Jesus lhe disse: vende tudo que tem e me segue. Ele não quis ir com Jesus, preferiu suas riquezas terrenas; ou seja, não estava tão interessado na vida eterna. Nosso tesouro está onde colocamos nosso amor. Então os discípulos perguntaram para Jesus: Quem poderá salvar-se? Jesus olhando para eles disse: Aos homens é isso impossível, mas a Deus TUDO é possível. Mateus 19:25 e 26. Existe um plano certo. Primeiro se arrependa de seus pecados e os confesse a Deus e no segundo diga que reconhece Jesus como Filho de Deus e seu único e bastante Salvador. Em Efésios 2:8 diz: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem de obras, para que ninguém se glorie. Quem com Jesus morrer nesse mundo, com Ele terá a vida eterna em sua segunda vinda. Jesus é o caminho, a verdade, a vida; não há pronomes indefinidos, mas muito bem definidos como único; ninguém, ninguém vai ao Pai senão por Ele. João 14:6. Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. João 3:15-17. E se alguém ouvir as minhas palavras e não crer, eu não o julgo; porque eu vim não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. João 12:47

Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Se permanecerdes em minhas palavras conhecendo a verdade, a verdade vos libertará. Jesus disse: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas Ele me enviou. João 8:42. Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. João 8:51. E quando eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. João 14:3. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Quando eu for vos darei um consolador para que fique com vocês: o Espírito Santo de Deus. CORREIODAPAZ/Fonte: Bíblia Sagrada - ACF.