30 de setembro de 2017

 CORREIODAPAZ   Nº 30







     POR QUE ESCREVER CARTAS?

                      Por Ademio Roque John –São Martinho –RS                                                             Colaboração Rubens Corrêa Leite

Muitas vezes escuto a frase acima e nunca tenho tempo para responder com mais detalhes. Agora, posso dizer que a carta se pode ler e reler por décadas, no momento que se precisa, para alegrar o dia.
Uma carta é um documento, um diário, uma prova de amor, uma grata lembrança, o rastro da mão da pessoa que se lembrou de nós, que nos quer bem. E o que faz uma carta ser bonita não é apenas a letra, o papel brilhante, a caneta de ouro ou o Português clássico, mas sim o seu conteúdo.
Veja: na Sagrada Escritura as cartas dos Apóstolos são imortais, são as cartas mais lindas e valorizadas. Para escrever cartas, é claro, os Apóstolos foram inspirados por Deus, portanto Deus também quer que escrevamos cartas. E cartas manuscritas!
Imagina se encontrássemos uma carta amarelada pelo tempo com a assinatura de nossos avós ou bisavós, que aqui não mais estão? Não seria uma linda recordação? Uma bela alegria?
Os índios exterminados – maias e astecas – tinham um correio que funcionava maravilhosamente. Havia casas entre alguns quilômetros e os agentes - corredores velozes selecionados – passavam as cartas de um para o outro até chegar ao seu destino com muita rapidez.
Hoje a facilidade é grande e os carteiros entregam cartas em várias distâncias e não precisam mais correr, alguns até entregam de bicicleta ou moto ou carro. Vamos escrever cartas, vamos nos conhecer com este precioso e afetivo meio de comunicação.  






               
        O QUE VOCÊ FAZ QUANDO NINGUÉM ESTÁ OLHANDO?
   
Reputação é o que as pessoas pensam a seu respeito. Caráter é o que eu sou quando ninguém está me olhando. O que você faz quando ninguém está olhando? Você trabalha tão intensamente quando ninguém está lhe observando? Você é confiável e responsável mesmo quando nenhum par de olhos está vendo você?
Seu sucesso depende do que faz quando você tem a absoluta certeza de que ninguém está vendo; pois são os eventos impulsionados pelo que você espera de si mesmo. E tudo que você espera de si mesmo é exatamente aquilo que você se torna. As sementes de grandes e preciosas realizações são semeadas quando ninguém está olhando. O atleta que ganhou a medalha de ouro em uma apresentação assistida por milhões de pessoas é o mesmo que investiu muitos anos de treinamento quando ninguém via. Alguns empreendedores famosos investiram anos e anos de trabalho quando ninguém estava olhando. O que você está fazendo, hoje, que ninguém está olhando? O que você faz quando ninguém  vê?  (Autor não encontrado)

A    V O L T A

                                                                                                              
Certo filho ingrato, fugitivo do lar, após sofrer longos anos com as desilusões da vida, desejou voltar à casa paterna. Duvidava, entretanto,  que o pai ainda o amasse e recebesse. Escreveu,  intimamente, propondo que, se ele ainda o quisesse, colocasse uma bandeirinha branca sobre a laranjeira, junto ao portão.
Quando estava próximo à casa do pai, coração em alvoroço, olhos pregados à janela, buscava ansioso a laranjeira. E duas lágrimas rolaram em sua face ao ver o arbusto recoberto de inúmeras bandeirinhas brancas. A laranjeira em festa era o símbolo da alegria de todos pelo seu regresso.
Deus é Pai. O céu nosso verdadeiro lar. Você tem andado longe de Deus? É hora de voltar. Ele o ama. Deus pode e quer te fazer feliz. Segundo a parábola do Filho Pródigo: "Vinha o filho ainda longe, quando o pai o avistou... E correndo ao seu encontro o abraçou e beijou."   
      Colaboração José Francisco Pavelec




INOCÊNCIA

Uma menina, diariamente, fazia sua caminhada para a escola sozinha.  Apesar do mau tempo daquela manhã e o vento forte, ela foi para a escola. Ao longo do dia, o clima piorou e tornou-se uma tempestade com raios e trovoadas.
Sua mãe ficou bastante preocupada, ao ponto de ir buscá-la. E ao avistar sua filha que voltava para casa, achou muito estranho ao ver que ela olhava pra cima e sorria a cada relâmpago que corria no céu. Assim que alcançou a filha perguntou o que fazia sorrindo para o céu com tantos relâmpagos. A menina em total pureza respondeu sorrindo: Mamãe, Deus não se
não se cansa de me fotografar.
Colaboração Francisca Regilene - Fortaleza - CE



PRIMEIRO OLHAR


Fanny Crosby perdeu a visão ainda criança. No entanto, surpreendentemente, ela se tornou uma das mais conhecidas compositoras de hinos cristãos. Durante sua longa vida, ela escreveu mais de nove mil hinos. Algumas pessoas sentiam pena de Fanny. Um pregador bem-intencionado lhe disse: "O Mestre lhe deu tantos dons, poderia ter lhe dado a visão." Fanny, inacreditavelmente disse: "Sabe, eu pediria a Deus, no meu nascimento, para nascer cega. Assim quando chegasse no céu o primeiro rosto que alegraria meu olhar seria do meu Salvador.





S A L M O   146

Aleluia! Louve, ó minha alma, o Senhor. Louvarei o Senhor por toda a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu viver. Não confiem em príncipes, em meros mortais, incapazes de salvar. Quando o espírito deles se vai, eles voltam ao pó; naquele mesmo dia acabam-se os seus planos.
Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e que mantém a sua fidelidade para sempre!
Ele defende a causa dos oprimidos e dá alimento aos famintos. O Senhor liberta os presos, o Senhor dá vista aos cegos, o Senhor levanta os abatidos, o Senhor ama os justos. O Senhor protege o estrangeiro e sustém o órfão e a viúva, mas frustra o propósito dos ímpios. O Senhor reina para sempre! O teu Deus, ó Sião, de geração em geração. Aleluia!




UMA VIDA SOLITÁRIA


Ele nasceu em uma pequena cidade do interior, filho de uma mulher que trabalhava na roça. Passou sua infância e adolescência em outra cidade, trabalhou como carpinteiro até os trinta anos de idade. Nunca escreveu um livro. Nunca trabalhou em um escritório. Nunca constituiu uma família ou comprou uma propriedade. Nunca frequentou uma faculdade. Nunca se afastou de 350 quilômetros do lugar de onde nasceu. Nunca exerceu nenhuma atividade que pudesse ser classificada como nobre. Não tinha credenciais, a não ser a si mesmo. Tinha somente 33 anos quando a opinião pública se voltou contra ele. Seus amigos o abandonaram. Foi entregue a seus inimigos e recebeu o escárnio de um julgamento. Foi pregado em uma cruz entre dois ladrões. Enquanto agonizava, seus executores tiravam sorte sobre suas roupas – seus únicos pertences – na terra. Ao morrer foi sepultado num túmulo emprestado por um amigo que se condoeu de sua situação. Quase vinte séculos se passaram desde então, e hoje ele é a principal figura da raça humana. Todos os exércitos que já marcharam, todos os navios que já singraram, todos os parlamentos que já foram estabelecidos, todos os reis que já reinaram, todos juntos, não afetaram a vida de toda humanidade, como Ele o fez... Aquela vida solitária!                                                         Autor não encontrado



M Ú S I C A

  Tua beleza é incomparável
Dayane Damasceno


Tua beleza é incomparável,
      Tua grandeza é imensurável
   Assim és Tu, Senhor bendito.
Tu és o Único que recebe o meu louvor.
Quando em Ti medito, eu me desmancho,
ao Te sentir, eu me desmonto,
as minhas forças somem diante de Ti...
Eu quero Te sentir, eu quero me envolver,
ouvir a Tua voz,
ver a Tua luz iluminar o meu caminho.
Isso me faz tão bem, isso me dá carinho,
por isso, eu sei que não estou sozinho.
Senhor, Tu estás comigo.
Tu és tão belo e tão formoso.
Inigualável. Especial.
Ó meu Amado, me envolve em Teus braços,
deixa-me sentir que sou amado.
Quero Tua presença, Tua santidade.
Quero um abraço apertado, Senhor.
Quero Te abraçar, Senhor,
quero Te beijar, amado meu,
quero Te entregar meu coração.
                                       O meu coração é Teu.      


CORREIODAPAZQUERSABER


ENTREVISTADA: Aline V. Just

1- Com qual finalidade troca cartas?
            Conhecer pessoas, histórias, culturas diferentes.

2- Coleciona algo?
            Itens de papelaria: adesivos, papéis...

3- Qual conteúdo mais lhe agrada?
            Música, frases, poemas...

4- Tempo que está no mundo da correspondência?
            Desde os 17 anos.

5- Escreve em qualquer lugar?
            Não. Gosto de escrever na minha mesa de trabalho.  Montar a cartinha com calma e carinho.

 6- Quem você é? Descreva-se em poucas linhas.
            Sou alegre, amiga. Amo música, livros, papelaria e séries.



C A R T A S   D E    D E U S

                     "A Bíblia é uma carta de amor escrita por Deus, usando pessoas, que muita gente deixa dentro do envelope sem abrir."

Doug - o jardineiro cuidava das hortas comunitárias - estava morrendo, devido ao câncer. Escrevi para ele enquanto estava no hospital, achando que aquela seria a primeira e única vez que iria fazê-lo. Não o conhecia bem, mas queria apoiá-lo de alguma forma.
Imaginem minha surpresa quando uma semana depois recebi uma resposta de Doug. Sua carta incluía seus poemas e um livro de selos. Entendi que Doug queria trocar mais cartas. Escrevi cada sete a cada 10 dias. Até que não mais recebi respostas. Tornei-me uma cuidadora à distância, mostrando o cuidado e amor de Deus nos quatro últimos meses de sua vida. Nunca sabemos quando Jesus nos chamará para sermos suas mãos e pés. Cabe a nós estarmos conectados a Ele; ouvir e responder. Bem sabemos que Deus nem precisa de nós.




F  I  L  M  E

ESCREVENDO UMA NOVA VIDA


 "Nós somos anjos escondidos em ossos humanos" 

Esta frase faz parte da trilha sonora deste filme, que em sua simplicidade nos faz repensar a arte de escrever cartas. É uma história linda e que desperta; faz-nos refletir em nossa caminhada por esta terra e gera questionamentos simples, mas que têm efeitos profundos. Para quem gosta de escrever cartas é um filme edificante. Assista e mande sua opinião e se puder autorize a publicação. Vamos refletir e descobrir como o nosso cognitivo se manifestará diante desta linda história. Disponível YouTube.


 



TRINTA DIAS PARA O CAMINHO DA ETERNIDADE

PROVAS E TENTAÇÕES - SÉTIMO DIA


Já que você foi tentado a fazer isso, você pecou e separou-se do relacionamento com Deus. 

Satanás lhe disse este velho chavão? Quando ele o fizer mande-o para longe lhe dizendo que você não está interessado em suas mentiras. A tentação não é pecado. Entregar-se à tentação, isso sim é pecado. O que você está enfrentando é uma prova para sua fé. As provas o enfrentam face a face com todos os tipos de tentação, e não são fáceis de suportar, mas se você mantiver seus olhos no Senhor e se determinar a depender d'Ele em vez de se render a Satanás, você triunfará. A sua fé será fortalecida. E você estará mais preparado para enfrentar outras provas no futuro. Quando situações difíceis chegarem ao seu caminho é natural querer evitá-las a todo custo; porém lembre-se que o que pode parecer uma maneira fácil de resolver o problema não é necessariamente a forma correta.
            (Fonte: Apostolic Faith Church- Oregon/USA)                                   Colaboração Wanderley Fonseca – D de Caxias – RJ