TEMPO E AS JABUTICABAS
RUBEM ALVES
Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltavam poucas, rói o caroço. Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte. Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Já não tenho tempo para conversas intermináveis para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas que, apesar da idade cronológica, são imaturas. Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral ou semelhante bobagem, seja ela qual for. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...
Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado de Deus. Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida valer a pena. Basta o essencial!
As duas formas estão corretas: jabuticaba ou jaboticaba, com u ou o na segunda sílaba. A palavra jabuticaba é, contudo, a mais utilizada na Língua Oral.
Jabuticaba:
Jaboticaba: Na Língua Tupi-Guarani significa literalmente:
A gordura do cágado = Jaboti + caba
A comida do cágado = Jaboti + guaba
Fruto em botão = Jambo + ticaba (Fonte: Novo Acordo da LP.)
AUTOACEITAÇÃO
Existe um período na vida quando engolimos um conhecimento de nós mesmos e ele, lá dentro, torna-se doce ou azedo. Pearl Baley
Nenhum de nós é totalmente bom ou totalmente mau. Todos nós orgulhamo-nos com alguns de nossos atos e nos envergonhamos de muitos outros. Ser humano é garantia de experimentar altos e baixos. Podemos ter certeza de reveses, mas também podemos contar com boas novas. Aceitamos as idas e vindas da maré da vida, atenuando-as com nossas reações pessoais, que nos levarão a uma tranquila maturidade.
A autoaceitação será obrigatória se quisermos um dia vivenciar a doçura de serenidade. Essa aceitação deve ser total e incondicional, não seletiva. Somos quem somos no momento presente, nada mais; todavia estamos num contínuo estado de transformação. Tudo o que já dissemos, pensamos ou fizemos se combinam de inúmeras maneiras para enriquecerem nossas experiências e a vida daqueles que entram em contato conosco.
Não nos deixamos amargurar pelas pessoas que fomos no passado, nem mesmo a de ontem. Aceitar humildemente a porção ao todo tornará mais doce o instante. Hoje posso evitar a vergonha se pensar e sentir antes de agir ou reagir. Adaptado. Colaboração Marilza T Silva – Rio de Janeiro - RJ
Nova ortografia: autoaceitação. Neste caso o prefixo auto se aglutinou ao segundo elemento por este iniciar-se com vogal diferente da vogal prefixal. Ex.: autoimune. (Fonte: Novo Acordo da LP.)
AMIZADE
DEZ MANDAMENTOS
Converse com as pessoas. Nada Há de tão agradável quanto uma palavra amiga; Sorria, o sorriso demonstra amor, não custa nada e faz bem a quem recebe; Seja amigo. Caso queira ter um amigo, cultive a amizade; Seja cordial e simples, seja amigo em primeiro lugar, quando conversar com alguém; Procure se interessar pelos outros. Muitas vezes é melhor ouvir que falar; Procure elogiar, animar, incentivar. Ao criticar seja bem reservado; Respeite os sentimentos dos outros, não imponha suas ideias, não são sempre iguais; Preocupe-se com os problemas alheios, seja um amigo; Procure ajudar sempre. Servir é o verdadeiro sentido da vida; Toda amizade verdadeira é um presente de Deus. Valorize! Adaptado. Colaboração Francisco M. Paiva – MG
PASSO FUNDO
Um senhor estava viajando em seu carro, quando avistou um idoso andando no acostamento e decidiu lhe dar uma carona. Enquanto dirigia, o velho perguntou: filho você sabe o que aconteceu ontem à noite no céu? O motorista ficou assustado e rapidamente parou o carro e perguntou; O senhor está bem? Como conseguiu informações do céu? O velho disse: ontem à noite no céu Deus estava muito bravo contra o homem e disse aos anjos para tocarem a trombeta. Os anjos levantaram a trombeta e quando iam começar a soprar a trombeta Jesus se prostrou diante de Deus e suplicou com lágrimas nos olhos, então um sangue fresco saiu de suas mãos e do seu corpo. Cristo pedia a Deus misericórdia para que sua morte não fosse em vão. Deus vendo as feridas de seu filho; a dor de seus santos e também a maldade dos maus, disse: que daria uma última oportunidade. Foi quando Jesus se voltou aos anjos e os enviou, com grande pressa, para a terra levando essa mensagem: Acordem o fim está perto e Jesus pode voltar a qualquer tempo. O motorista enxugando suas lágrimas perguntou: Senhor, como sabe tudo isso? Sou um desses anjos enviados por Jesus e peço, por favor, que use todos os meios de comunicação para propagar esta mensagem. Não há tempo a perder. E do nada o velho desapareceu. (Fonte: Internet/imagem: https://br.freepik.com)
O CORVO E O CISNE
O corvo vivia na floresta, absolutamente satisfeito com sua vida, mas um dia, ele viu um cisne e observou o quanto ele era preto e o cisne lindamente branco e disse: você deve ser a ave mais feliz do mundo. Realmente o cisne se achava a ave mais feliz do mundo até que viu um papagaio com duas cores. O corvo foi procurar o papagaio o qual lhe disse que era o mais feliz do mundo, até ver um pavão, que este sim, era o mais feliz do mundo, pois tinha inúmeras cores. O corvo foi atrás do pavão e no zoológico era a ave mais observada pelas pessoas e o corvo o parabenizou, mas o pavão disse que se achava a mais feliz das aves até somente perceber que vivia numa prisão para admirarem sua beleza; enquanto você, corvo, é livre e pode voar para aonde quiser e na hora que quiser. Você, sim, deve ser a ave mais feliz do mundo.
Somos únicos, com digitais diferentes, cada um tem seu lugar reservado no mundo. Somos as primícias do Criador. Cada um tem o seu valor onde está; basta estar sempre ligado em quem o Criou, pois se não estás com ele, com certeza estarás perdido como o corvo e morrendo a cada dia por viver se comparando e buscando riquezas passageiras. A comparação mata a alegria de viver. Vídeo Internet: Joyce Meyer. Adaptado Imagem: Infoescola.
30 DIAS NO CAMINHO PARA A ETERNIDADE
DIA 23
ESTE MUNDO NÃO É SEU LAR
Abraão é uma das figuras centrais da história do Antigo Testamento. Por causa do seu exemplo de confiança e segurança completa em Deus, ele é referido como o pai da fé. Nós todos faríamos muito bem em imitá-lo. Ele era um homem rico, mesmo assim ele se diferenciava tremendamente da maioria dos homens ricos de nossos dias. Como? Ele não estava amarrado às suas riquezas. E ele não olhava para este mundo como sendo a sua casa. Ele se considerava um viajante nesta terra, não um residente. É provável que você tenha sido criado com uma expectativa de fazer deste mundo a sua casa. Porém ao tornar-se um cristão, um novo entendimento é alcançado. Você percebe que tem uma alma que nunca morre e que quer chegar ao Céu. Uma coisa que pode ajudá-lo a alcançar esta meta é começar a pensar na sua casa no Céu. À medida que você faz isto, suas decisões serão baseadas nesta convicção. Você não quer fazer nada que possa impedi-lo de chegar lá. Você não se permitirá ficar tão ligado às coisas materiais a ponto de sua perspectiva de Céu ser afastada. Você vai querer estar em contato com o Céu diariamente e assim vai ser reconhecido quando chegar lá. E você animará a outros a irem ao Céu também. Enquanto isso, você terá que fazer o melhor aqui. Dê atenção fielmente ao que precisa de atenção, mas viva com o desejo de o Céu!
Fonte: Apostolic Faith Church- Oregon /USA) Colaboração Wanderley Fonseca – D de Caxias – RJ
CURIOSIDADES
HORAS & VIGÍLIAS
Primeira vigília
Das 6h da tarde (pôr do sol)
às 10h da noite
Segunda vigília
Das 10h da noite
às 2h da manhã
Terceira vigília
Das 2h da manhã
às 6h da manhã (nascer do sol)
Fonte: Repostas.com
O que fica conosco são as riquezas espirituais;
do mundo tudo virará pó.
Hora primeira - 7h da manhã
Hora segunda - 8h da manhã
Hora terceira - 9h da manhã
Hora quarta - 10h da manhã
Hora quinta - 11h da manhã
Hora sexta - Meio-dia
Hora sétima - 1h da tarde
Hora oitava - 2h da tarde
Hora nona - 3h da tarde
Hora décima - 4h da tarde
Hora décima primeira - 5h da tarde
Hora décima segunda - 6h da tarde
Fonte: Respostas.com (pôr do sol)